capaeducacao

Caros Amigos lança edição especial sobre os caminhos da educação

Share

Todos, do mais elitista empresário ao mais explorado trabalhador, admitem que o investimento em Educação é urgente e essencial para tirar o Brasil de vergonhoso atraso secular. Por isso, a Caros Amigos preparou um especial sobre o tema, que já está nas bancas, por R$ 9,90. É um verdadeiro dossiê da Educação brasileira – que fornece um diagnóstico bem preciso do quadro atual, faz uma crítica política e técnica e apresenta uma reflexão recheada de ideias e propostas.

Para compor esta edição especial, a Caros Amigos reuniu artigos exclusivos dos mais importantes educadores brasileiros, gente que tem dedicado a vida para construir uma nova história do ensino no Brasil. São eles Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Otaviano Helene, Luiz Carlos de Freitas, Roberto Leher, Gaudêncio Frigotto, Maria Izabel Azevedo Noronha, Lisete Arelaro, Roseli Caldart, Sergio Haddad e Rodrigo Ciríaco.

Junto com esses artigos, há também reportagens que discutem e abrangem diversas questões fundamentais da educação no nosso país. As matérias falam sobre a conjuntura da Educação, o financiamento, as formas de avaliação, a formação do professor, além dos planos e projetos do sistema de ensino no Brasil.

A edição EspecialEducação” da Caros Amigos mostra que o nosso atraso educacional não pode esperar por mais uma década para responder a pergunta: “o que fazer para mudar este quadro?” A educação é um instrumento imprescindível de transformação para milhões de brasileiros que sonham com um futuro melhor e deve sair do discurso e do papel.

Leia o editorial da edição:

O que fazer para tirar o Brasil do atraso

Lugar comum de todos os discursos, há décadas, a melhoria da Educação brasileira continua sendo uma fascinante promessa de políticos em campanha eleitoral e de governantes dos mais diferentes matizes ideológicos.

Todos, do mais elitista e rico empresário ao mais explorado trabalhador, admitem que o investimento em Educação é urgente e essencial para tirar o Brasil de vergonhoso atraso secular.

No entanto, na prática, no momento em que é preciso adotar medidas concretas – destinar mais de 10% do PIB para o setor, investir na capacitação e na remuneração dos professores, dotar as escolas com tecnologia de ponta e sintonizar o sistema de ensino com o projeto de desenvolvimento político, econômico e social do país –, aí, as coisas mudam radicalmente, pouco se faz e pouco se avança – nem mesmo para erradicar o pesado e persistente anafalbetismo.

Vivemos, no Brasil, essa eterna lenga-lenga: sabemos muito bem o que fazer, temos acúmulo de conhecimentos, mas não temos força política para mudar. Na hora de se virar a mesa da Educação, o empresariado privado ataca os cofres públicos, e a escola pública – fundamental e média – permanece sucateada para os filhos dos pobres, enquanto o ensino superior público alcança uma ínfima parcela da população em idade escolar.

Nesta edição especial da Caros Amigos reunimos artigos exclusivos
dos mais importantes educadores brasileiros, muitos deles que há décadas estudam propostas e caminhos para a formação escolar e o mundo ligadoao processo educacional, gente que tem dedicado a vida para construir, aqui e agora, uma nova história do ensino no Brasil.

Todos eles, generosamente, expressaram as suas opiniões. Junto com esses artigos, reunimos também reportagens específicas sobre a conjunturada Educação, o financiamento, a avaliação, a formação do professor, os planos e os projetos do sistema de ensino no Brasil.
O resultado é esse verdadeiro dossiê da Educação brasileira – que fornece um diagnóstico bem preciso do quadro atual, faz a crítica política e técnica e apresenta uma reflexão recheada de ideias e propostas – tudo aquilo que é preciso ter em mente para que, finalmente, se faça alguma coisa.

Caros Amigos torce para que a melhoria da Educação saia do discurso e do papel; que ela seja instrumento de transformação para milhões de brasileiros que sonham com um futuro melhor. Essa edição especial expressa a nossa contribuição.

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>